Visão geral da controladoria jurídica

Data de publicação
dez 12, 2022
Autor
Marketing PMS
escritório de advocacia
A função da Controladoria Jurídica é a de ser um setor ou órgão dentro do escritório advocacia ou departamento jurídico de uma empresa responsável pela gestão administrativa inerente as atividades jurídicas.

A Controladoria Jurídica é criada com base em uma metodologia de organização e disciplina, com intuito de gerar eficiência para o escritório. A necessidade da inovação na advocacia, setor extremamente tradicionalista, é um estímulo a busca de sistemas e ferramentas gerenciais que podem gerar bons resultados nas atividades exercidas. A Controladoria é uma atividade que não nasce no meio jurídico, se trata de uma ferramenta já existente nos estudos da Administração e Contabilidade gerencial, conceitos que foram importados para o segmento jurídico, como necessidade da visão de transformar escritórios em verdadeiras empresas.

A controladoria jurídica é um setor fundamental para empresas e escritórios de advocacia, pois funciona como ponto central do negócio. Além de trabalhar com a maximização do tempo e a gestão do time, ela também assegura a manutenção da padronização dos fluxos operacionais.

Uma das principais atividade é a criação de rotinas de auditoria, ou seja, exames detalhados e pragmáticos das atividades desenvolvidas. Objetivando assegurar se estão em conformidade com as diretrizes e planejamento estratégico e operacional do escritório.

Esse papel da controladoria em fiscalizar e avaliar a produtividade e métricas do escritório, buscando dinamizar o tempo, gera valor para o cliente, com informações detalhadas e padronizadas, auxiliando na tomada de decisões do escritório e dos clientes.

escritório de advocacia

Papel do Controller no dia a dia

Sabemos que o dia do advogado é extremante movimentado, além do estudo constante e da criação de teses, elaboração de petições, despachos junto a juízes, sustentações orais e atendimento aos clientes, bem como acompanhamento diário de publicações, lançamento de prazos para a redação e o cumprimento de petições, protocolo junto aos órgãos administrativos e/ou judiciais, acompanhamento diário de processos e tantas outras tarefas e atividades inerentes a esse ofício.

O papel do Controller é administrar o setor do escritório que vai retirar todas essas funções administrativas que antes eram atribuídas ao advogado para proporcionar uma melhor qualidade de tempo para o desenvolvimento técnico do processo. Não se trata somente de organização, mas também de saúde mental do advogado.

Percebemos que a controladoria jurídica como um diferencia da advocacia, um modelo de gestão que busca levar a visão empresarial para dentro da advocacia, fugindo do tradicionalismo que a profissão possui. Aplicação dessa ferramenta de gestão que irá possibilitar a avaliação dos resultados que indicarão a quantidade e a qualidade dos processos do escritório, servirão como base para atingimento de metas previamente estabelecidas além de facilitar a tomada de decisão e o nosso escritório é pioneiro no estado.

Publicações relacionadas