Entendendo a importância da Jurimetria
Quando falamos de Jurimetria, parte da advocacia acredita que se trata de algo novo, mas a verdade é que sempre foi utilizada pelos juristas. A jurimetria nasce com a jurisprudência, que nada mais é que o estudo de decisões e interpretações já dados em casos passados.
Jurimetria, uma subcategoria da jurisprudência, concentra-se na análise de dados em direito. Ele analisa e aplica as informações de casos anteriores para criar soluções para problemas atuais. A análise de dados em direito é uma parte essencial da vida moderna; ela nos ajuda a entender eventos passados e tomar decisões informadas para o futuro.
A palavra “jurimetria” foi usada pela primeira vez em 1943 pelo cientista e estatístico Joseph L. Levenport. Na época, ele estava pesquisando como melhorar a eficiência dos tribunais com a estatísticas. Desde então, a jurimetria se tornou uma ciência estudada e aplicada.
No modelo empresarial atual, todos os setores da economia utilizam a análise de dados para entender melhor seus negócios e clientes. A advocacia não poderia tomar caminho diferente.
Este campo concentra-se principalmente na análise de decisões judiciais, bem como outras fontes de dados referentes à lei. Esses dados são então aplicados a questões jurídicas atuais para ajudar os advogados a criar soluções para seus clientes ou prever resultados.
Jurimetria nos Tribunais
O uso da análise de dados para avaliar o desempenho dos juízes é mais objetivo do que outros métodos. Podemos avaliar o juiz, conforme seu conhecimento jurídico e habilidades de gerenciamento de casos. Também pode ser usado para comparar o desempenho do juiz com outros juízes do mesmo tribunal ou em casos semelhantes.
Isso é útil porque os métodos existentes de avaliação do desempenho judicial são muitas vezes subjetivos e baseados em opinião. Quando o CNJ atribui metas objetivas a serem alcanças, essas passam a ser os paradigmas para o bom desempenho.
A análise de dados possibilita comparar e avaliar objetivamente os juízes, bem como, poder judiciário.
Jurimetria na advocacia
Um escritório de advocacia é um negócio que oferece serviços jurídicos para pessoas físicas, corporações e agências governamentais. Clientes contratam advogados para resolver seus problemas jurídicos; no entanto, é difícil avaliar o desempenho de um escritório de advocacia sem entender os fatores que o afetam.
O desempenho de um escritório de advocacia é avaliado pelo número de casos que atende e pela qualidade de seus serviços, ou seja, métricas de qualidade e quantidade.
Quando um escritório se propõe a desenvolver a jurimetria, tem em mãos uma poderosa ferramenta. Podendo ser utilizada para prever resultado futuros em processos e casos, como também para auxiliar na organização do escritório.
O principal resultado para o escritório é a geração de valor para com o cliente. Em posse dessas informações é possível auxiliar o cliente na tomada de decisões, se tornando agente indispensável no dia a dia da empresa.
Já na perspectiva do escritório, podemos avaliar o desempenho de seus advogados, atrelando metas a equipe, avaliando o advogado em linha com as diretrizes dos clientes.
Podemos entender quais setores do escritório estão sobrecarregados ou deficitários, ajustando a equipe, garantindo maior qualidade na prestação de serviço.
A análise de dados sem dúvidas é essencial, retiramos percepções subjetivas que muitas das vezes podem ser tendenciosas e de forma assertiva encontramos respostas para os questionamentos diários.
Desafios da implantação da jurimetria
Uma das dificuldades da análise de dados é o custo; a implementação tem início com a implantação de um software jurídico que precisa ser alimentado com informações, o que exigiria a contratação de pessoal adicional e o que acabam por gerar despesas. Além disso, a coleta de informações relevantes suficientes pode levar muito tempo de todos os envolvidos no processo, incluindo os advogados.
Por fim, existe a questão cultural no escritório, algumas pessoas podem resistir na alimentação dos sistemas, é necessário que sejam tomadas as medidas adequadas para que isso não gere perdas de informações e uma análise equivocada dos dados.
Apesar de algumas desvantagens, a análise de dados tem o potencial de fornecer mais objetividade e detalhes ao avaliar o desempenho do escritório, gerando valor para o cliente.
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